Só Templates

Créditos



Layout by



domingo, 29 de março de 2009

ROTINA DA SALA DE LEITURA – MENSAL




Propostas e sugestões de trabalho para fazer da Sala de Leitura um centro de incentivo à leitura. Leitura para informar, para divertir e que pode ser fonte de prazer, onde ler significa refletir, trocar opinião, posicionar-se enfim, exercitar desde cedo a cidadania, sendo cidadãos participantes e elemento transformador da sociedade.



1ª Semana
Leitura de diversos gêneros
* Leitura compartilhada (pela professora ou pelos alunos). Leitura silenciosa. Leitura coletiva alternando os leitores. Reconto de histórias. Reconto da parte que mais gostou. Relato sobre o principal personagem da história. Reescrita da parte escolhida. Reescrita do texto lido. Desenho sobre a parte que mais gostou da história que leu. Recorte de revistas e montagem sobre o livro que leu. Declamação de poemas. Reconstrução do livro lido. Produzir um novo final da história que leu. Indicação literária para os colegas. Leitura e análise de histórias em quadrinhos. Leitura e interpretação de textos variados. Produção de texto-parágrafo com base em gráfico.



2ª Semana
Roda de leitura de textos científicos e de jornal
* Orientação á pesquisa para realização de estudos ou de assuntos específicos. Estudo de textos informativos (programinhas, folhinhas). Discussão e leitura de notícias atuais. Análise de propagandas. Produzir propagandas escritas. Produzir propaganda oralmente. Leitura de gravuras e rótulos. Produção de charge. Análise de jornal.


3ª semana
Empréstimos de livros



4ª Semana
Histórias falada ou contada
* transparência, Data Show, Vídeo, uso de fantoches, etc.



IMPORTANTE:
Todo trabalho direto com o aluno, deve estar revestido de palavras de estímulo, de elogio pelas conquistas, mesmo pequenas, e de incentivo para prosseguir.

“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça.”

Profª Cida

3 comentários:

  1. Professora Cida,
    gostei muito do seu Blog. Estou há 4 meses na sala de leitura, tenho muitas dúvidas, principalmente ao empréstimos de livros e a leitura realizadas pelos alunos alunos.

    Um grande abraço,

    Rita
    meu email - ritadecassiadefelice@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Profª CIDA ,
    Amei seu blog !!!!Se for possível me envie mais sugestões ...minhas turmas são 1ªs ;2ªs;3ªs; 5ªs ;6ªs e 8ªs .
    Meu e-mail é : sanches.elisabete@hotmail.com
    Trabalho na SAP e na Sala de Leitura da EMEF. Brigadeiro Haroldo Veloso.

    ResponderExcluir
  3. Oi, também gostei muito do blog e estou a pouco tempo na Sala de Leitura. Se puder, poste outras dicas.
    Um abraço, Renata

    ResponderExcluir