Propostas e sugestões de trabalho para fazer da Sala de Leitura um centro de incentivo à leitura. Leitura para informar, para divertir e que pode ser fonte de prazer, onde ler significa refletir, trocar opinião, posicionar-se enfim, exercitar desde cedo a cidadania, sendo cidadãos participantes e elemento transformador da sociedade.
1ª Semana
Leitura de diversos gêneros
* Leitura compartilhada (pela professora ou pelos alunos). Leitura silenciosa. Leitura coletiva alternando os leitores. Reconto de histórias. Reconto da parte que mais gostou. Relato sobre o principal personagem da história. Reescrita da parte escolhida. Reescrita do texto lido. Desenho sobre a parte que mais gostou da história que leu. Recorte de revistas e montagem sobre o livro que leu. Declamação de poemas. Reconstrução do livro lido. Produzir um novo final da história que leu. Indicação literária para os colegas. Leitura e análise de histórias em quadrinhos. Leitura e interpretação de textos variados. Produção de texto-parágrafo com base em gráfico.
2ª Semana
Roda de leitura de textos científicos e de jornal
* Orientação á pesquisa para realização de estudos ou de assuntos específicos. Estudo de textos informativos (programinhas, folhinhas). Discussão e leitura de notícias atuais. Análise de propagandas. Produzir propagandas escritas. Produzir propaganda oralmente. Leitura de gravuras e rótulos. Produção de charge. Análise de jornal.
3ª semana
Empréstimos de livros
4ª Semana
Histórias falada ou contada
* transparência, Data Show, Vídeo, uso de fantoches, etc.
IMPORTANTE:
Todo trabalho direto com o aluno, deve estar revestido de palavras de estímulo, de elogio pelas conquistas, mesmo pequenas, e de incentivo para prosseguir.
“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça.”
Profª Cida