Só Templates

Créditos



Layout by



domingo, 29 de março de 2009

ROTINA DA SALA DE LEITURA – MENSAL




Propostas e sugestões de trabalho para fazer da Sala de Leitura um centro de incentivo à leitura. Leitura para informar, para divertir e que pode ser fonte de prazer, onde ler significa refletir, trocar opinião, posicionar-se enfim, exercitar desde cedo a cidadania, sendo cidadãos participantes e elemento transformador da sociedade.



1ª Semana
Leitura de diversos gêneros
* Leitura compartilhada (pela professora ou pelos alunos). Leitura silenciosa. Leitura coletiva alternando os leitores. Reconto de histórias. Reconto da parte que mais gostou. Relato sobre o principal personagem da história. Reescrita da parte escolhida. Reescrita do texto lido. Desenho sobre a parte que mais gostou da história que leu. Recorte de revistas e montagem sobre o livro que leu. Declamação de poemas. Reconstrução do livro lido. Produzir um novo final da história que leu. Indicação literária para os colegas. Leitura e análise de histórias em quadrinhos. Leitura e interpretação de textos variados. Produção de texto-parágrafo com base em gráfico.



2ª Semana
Roda de leitura de textos científicos e de jornal
* Orientação á pesquisa para realização de estudos ou de assuntos específicos. Estudo de textos informativos (programinhas, folhinhas). Discussão e leitura de notícias atuais. Análise de propagandas. Produzir propagandas escritas. Produzir propaganda oralmente. Leitura de gravuras e rótulos. Produção de charge. Análise de jornal.


3ª semana
Empréstimos de livros



4ª Semana
Histórias falada ou contada
* transparência, Data Show, Vídeo, uso de fantoches, etc.



IMPORTANTE:
Todo trabalho direto com o aluno, deve estar revestido de palavras de estímulo, de elogio pelas conquistas, mesmo pequenas, e de incentivo para prosseguir.

“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça.”

Profª Cida

Planejamento da Sala de Leitura de 2009


Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.

Alunos atendidos:1ºano ao 4º ano Fund I e EJA (1TA, 2TA e 3TA)

Duração: ano letivo de 2009

Professora Orientadora de Sala de Leitura: Maria Ap. Comunale Silva

CONSIDERAÇÕES:
-Atendimento ao Programa "Ler e Escrever - prioridade na Escola Municipal"
- Projeto Político Pedagógico da Escola

- Projeto Especial de Ação de Plano de Trabalho e Metas - 2009

OBJETIVOS:
-Desenvolver o comportamento leitor através da leitura, para a formação de leitores autônomos; -Estimular a leitura de forma lúdica e significativa;
-Valorizar a ação de ler e, conseqüentemente, as obras escritas como forma de arte e preservação do conhecimento;
-Ampliar os universos literários dos alunos, oferecendo material diferenciado para leitura; -Apresentar a leitura como forma de manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões; -Definir e refinar o gosto literário, estimulando os alunos a identificar os seus gêneros preferidos; -Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes gêneros textuais, especialmente no que se refere ao ler para apreciar e para conhecer.
-Possibilitar aos alunos momentos para saborear e compartilhar as idéias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal;

-Desenvolver um trabalho de parceria com todos os professores;

-Tornar-se mais uma das ferramentas da escola na realização de projetos, complementando as atividades desenvolvidas em classe;
-Estimular a pesquisa.

CONTEÚDOS:
- Leitura e escrita de textos de memória
- Antologia Poética

- Fábulas
- Contos de Fadas
- Contos Populares
- Leitura de textos científicos
- Cantigas, adivinhas, trava-língua e parlendas

- Crônicas
- Folclore

- Histórias em quadrinhos

- Texto dramático
- Literatura de Cordel
- Jornal

- Propaganda

- Teatro

- Música
- Dança
- Datas comemorativas


DESENVOLVIMENTO:
As atividades desenvolvidas na sala de leitura buscam realizar um trabalho interdisciplinar de acordo com o tema do Projeto Político Pedagógico . Deste modo, serão desenvolvidas as seguintes atividades:
-Leitura livre e direcionada;

-Hora do Conto;
-Empréstimo de livros

-Hora da Poesia, incluindo a concurso de declamação, despertar de poetas, classificados poéticos, trabalho com rimas.
-Teatro
-Dramatização de textos
-Teatro de fantoche
-Música e dança

-Roda de leitores
-Atividades culturais: encontro e correspondência com autores e editores, semana da leitura, saraus, feira do livro, mostra de trabalhos;
-Horário de Pesquisa;
- Confecção de jornal mural.

AVALIAÇÃO:
- Feita por meio da observação da professora quanto ao envolvimento e participação de cada aluno nas atividades individuais e coletivas, assim como na participação das atividades propostas que finalizam cada um dos trabalhos desenvolvidos;
-Observar a postura do aluno quanto à aproximação com a literatura, o gosto pela leitura, a participação nas atividades propostas.

-Mensalmente pelos alunos, através do levantamento dos pontos positivos e o que deve ser melhorado;

-Diariamente, através de auto-avaliação.


O porque desse blog?


Como escrevi no meu perfil..."minha grande paixão". E foi pensando assim que resolvi publicar este blog, no intuito de compartilhar meu projeto que está sendo desenvolvido! Espero enriquecer as aulas por meio de livros de literatura infantil, trabalhando com Projeto Político Pedagógico da Escola e com temas geradores em sala de aula. Quero deixar aqui um pouco da minha experiência como educadora e aprender com vocês que queira deixar uma sugestão ou experiência que tenha dado certo em sua escola. O projeto que está sendo desenvolvido é de literatura infantil numa proposta cultural, onde cada linguagem será revitalizada em cada ano do ciclo. Com o qual espero tornar minhas aulas mais atrativas e prazerosas.