Alunos atendidos:1ºano ao 4º ano Fund I e EJA (1TA, 2TA e 3TA)
Duração: ano letivo de 2009
Professora Orientadora de Sala de Leitura: Maria Ap. Comunale Silva
CONSIDERAÇÕES:
-Atendimento ao Programa "Ler e Escrever - prioridade na Escola Municipal"
- Projeto Político Pedagógico da Escola
- Projeto Especial de Ação de Plano de Trabalho e Metas - 2009
OBJETIVOS:
-Desenvolver o comportamento leitor através da leitura, para a formação de leitores autônomos; -Estimular a leitura de forma lúdica e significativa;
-Valorizar a ação de ler e, conseqüentemente, as obras escritas como forma de arte e preservação do conhecimento;
-Ampliar os universos literários dos alunos, oferecendo material diferenciado para leitura; -Apresentar a leitura como forma de manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões; -Definir e refinar o gosto literário, estimulando os alunos a identificar os seus gêneros preferidos; -Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes gêneros textuais, especialmente no que se refere ao ler para apreciar e para conhecer.
-Possibilitar aos alunos momentos para saborear e compartilhar as idéias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal;
-Desenvolver um trabalho de parceria com todos os professores;
-Tornar-se mais uma das ferramentas da escola na realização de projetos, complementando as atividades desenvolvidas em classe;
-Estimular a pesquisa.
CONTEÚDOS:
- Leitura e escrita de textos de memória
- Antologia Poética
- Fábulas
- Contos de Fadas
- Contos Populares
- Leitura de textos científicos
- Cantigas, adivinhas, trava-língua e parlendas
- Crônicas
- Folclore
- Histórias em quadrinhos
- Texto dramático
- Literatura de Cordel
- Jornal
- Propaganda
- Teatro
- Música
- Dança
- Datas comemorativas
DESENVOLVIMENTO:
As atividades desenvolvidas na sala de leitura buscam realizar um trabalho interdisciplinar de acordo com o tema do Projeto Político Pedagógico . Deste modo, serão desenvolvidas as seguintes atividades:
-Leitura livre e direcionada;
-Hora do Conto;
-Empréstimo de livros
-Hora da Poesia, incluindo a concurso de declamação, despertar de poetas, classificados poéticos, trabalho com rimas.
-Teatro
-Dramatização de textos
-Teatro de fantoche
-Música e dança
-Roda de leitores
-Atividades culturais: encontro e correspondência com autores e editores, semana da leitura, saraus, feira do livro, mostra de trabalhos;
-Horário de Pesquisa;
- Confecção de jornal mural.
AVALIAÇÃO:
- Feita por meio da observação da professora quanto ao envolvimento e participação de cada aluno nas atividades individuais e coletivas, assim como na participação das atividades propostas que finalizam cada um dos trabalhos desenvolvidos;
-Observar a postura do aluno quanto à aproximação com a literatura, o gosto pela leitura, a participação nas atividades propostas.
-Mensalmente pelos alunos, através do levantamento dos pontos positivos e o que deve ser melhorado;
-Diariamente, através de auto-avaliação.
valeu professora pelas dicas!!Ajudou muito na elaboração do meu planejamento. Elisabete Sanches
ResponderExcluirObrigada pela ajuda, me orientou bastante.
ResponderExcluirAbraços
Silvelena Ribeiro
EMEF Chico Mendes
Obrigada peles dicas, me ajudaram a desenvolver o meu projeto.
ResponderExcluirProf:Ana
Ótimo, vou seguir o modelo.
ResponderExcluirProf Marta