Só Templates

Créditos



Layout by



domingo, 29 de março de 2009

Planejamento da Sala de Leitura de 2009


Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.

Alunos atendidos:1ºano ao 4º ano Fund I e EJA (1TA, 2TA e 3TA)

Duração: ano letivo de 2009

Professora Orientadora de Sala de Leitura: Maria Ap. Comunale Silva

CONSIDERAÇÕES:
-Atendimento ao Programa "Ler e Escrever - prioridade na Escola Municipal"
- Projeto Político Pedagógico da Escola

- Projeto Especial de Ação de Plano de Trabalho e Metas - 2009

OBJETIVOS:
-Desenvolver o comportamento leitor através da leitura, para a formação de leitores autônomos; -Estimular a leitura de forma lúdica e significativa;
-Valorizar a ação de ler e, conseqüentemente, as obras escritas como forma de arte e preservação do conhecimento;
-Ampliar os universos literários dos alunos, oferecendo material diferenciado para leitura; -Apresentar a leitura como forma de manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões; -Definir e refinar o gosto literário, estimulando os alunos a identificar os seus gêneros preferidos; -Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes gêneros textuais, especialmente no que se refere ao ler para apreciar e para conhecer.
-Possibilitar aos alunos momentos para saborear e compartilhar as idéias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal;

-Desenvolver um trabalho de parceria com todos os professores;

-Tornar-se mais uma das ferramentas da escola na realização de projetos, complementando as atividades desenvolvidas em classe;
-Estimular a pesquisa.

CONTEÚDOS:
- Leitura e escrita de textos de memória
- Antologia Poética

- Fábulas
- Contos de Fadas
- Contos Populares
- Leitura de textos científicos
- Cantigas, adivinhas, trava-língua e parlendas

- Crônicas
- Folclore

- Histórias em quadrinhos

- Texto dramático
- Literatura de Cordel
- Jornal

- Propaganda

- Teatro

- Música
- Dança
- Datas comemorativas


DESENVOLVIMENTO:
As atividades desenvolvidas na sala de leitura buscam realizar um trabalho interdisciplinar de acordo com o tema do Projeto Político Pedagógico . Deste modo, serão desenvolvidas as seguintes atividades:
-Leitura livre e direcionada;

-Hora do Conto;
-Empréstimo de livros

-Hora da Poesia, incluindo a concurso de declamação, despertar de poetas, classificados poéticos, trabalho com rimas.
-Teatro
-Dramatização de textos
-Teatro de fantoche
-Música e dança

-Roda de leitores
-Atividades culturais: encontro e correspondência com autores e editores, semana da leitura, saraus, feira do livro, mostra de trabalhos;
-Horário de Pesquisa;
- Confecção de jornal mural.

AVALIAÇÃO:
- Feita por meio da observação da professora quanto ao envolvimento e participação de cada aluno nas atividades individuais e coletivas, assim como na participação das atividades propostas que finalizam cada um dos trabalhos desenvolvidos;
-Observar a postura do aluno quanto à aproximação com a literatura, o gosto pela leitura, a participação nas atividades propostas.

-Mensalmente pelos alunos, através do levantamento dos pontos positivos e o que deve ser melhorado;

-Diariamente, através de auto-avaliação.


4 comentários:

  1. valeu professora pelas dicas!!Ajudou muito na elaboração do meu planejamento. Elisabete Sanches

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela ajuda, me orientou bastante.
    Abraços
    Silvelena Ribeiro
    EMEF Chico Mendes

    ResponderExcluir
  3. Obrigada peles dicas, me ajudaram a desenvolver o meu projeto.
    Prof:Ana

    ResponderExcluir
  4. Ótimo, vou seguir o modelo.
    Prof Marta

    ResponderExcluir